Perfil | Josué - O inimigo dentro de casa

27/11/2011 01:00

O inimigo no 403
 

Quem acompanha a série desde o início, certamente se surpreendeu com a reviravolta que Josué (Caco Ciocler) deu, mas com certeza buscou desde o piloto algum sinal de seu temperamento genioso e caráter deturpado. E encontrou. Josué não se tornou o vilão da noite pro dia, mesmo porque não se faz um vilão da noite pro dia, meu bem; Ele sempre foi.


Sempre com suas tendências impulsivas, profundo ressentimento e mau humor, busca do bem estar próprio e, muitas vezes, usando de agressividade quando é confrontado. Este é Josué que se explode em cólera quando o assunto é Raíza (Maria Flor), que demonstra se preocupar com João (Caio Blat), seu filho, mas é um mentiroso, que provoca brigas pra depois se fazer de santo.
 

Teve a ousadia de roubar a joia de Raíza para dar de presente a sua amante, Rafaela (Fernanda Vasconcellos), apenas porque não queria que a sobrinha penhorasse e descobrisse que o apartamento - 403 - já tinha sido vendido para Marco (Pierre Kiwitt). O mais interessante é que ele pensa que engana Rafaela e ela pensa que o engana.
A mando de Marco, Rafaela seduziu Josué no tempo que morou em seu apartamento para ajudá-lo a separar Raíza de Cael (Michael Rosenbaum). Por outro lado, Josué se deixou seduzir - porque não é bobo, nem nada - e também porque precisava de uma informante trabalhando perto de Marco.

Quando precisou afastar Ari (Nathália Dill) do aptº, porque ela descobriu que ele é pai de João, ele mentiu para Rafaela, a fim de explicar sua participação na internação de Ari, dizendo que ela ameaçou contar sobre os dois para Marco. Sendo que Josué sabe que Rafaela entrou no aptº como informante de Marco para tentar descobrir também o segredo de Raíza, mas ele pretende conquistá-la de verdade usando um engenhoso sistema de declarações. Rafaela não se importa com o que ele faz ou deixa de fazer, se é contra ou não a Ari, porque acredita que esta pode contar para a polícia seu envolvimento na morte de um personagem no 2x07.

 

Jogos à parte, Josué e Rafaela tendem a tornar esse relacionamento cada vez mais explosivo, talvez quando um ou outro perceber que está apaixonado de verdade e enganado com toda a certeza. Quem sabe, o futuro é uma incógnita.